top of page


Sessão Competitiva 2
29/11 | Sábado | 18:00
Um percurso, um trajeto, a volta, o retorno. A segunda sessão deste Cine dos Campos reúne filmes que visam expandir os sentidos que se pode dar à ideia de uma volta após a qual vemo-nos sempre transformados. Entre geografias do espaço, dos corpos e dos afetos, a abordagem mesmo de caminhos tantas vezes trilhados recusa a conformidade e busca o inesperado, o novo revelado pelo gesto de olhar novamente, de dar tempo ao olhar, de olhar com atenção. Na trajetória de cada filme, a familiaridade é um recurso mobilizado para negar a acomodação e explorar a sutil tensão entre o que parece ser apenas caminho e o que se revela de repente lugar, destino, chegada. (Gustavo Pinheiro)
interior, dia
(dir: Luciano Carneiro e Paulo Abrão, 2025, 19’ | Sapopema / PR)
Sinopse: Após o funeral de sua avó, Paulinho retorna à sua cidade natal no interior do Paraná. Um mal-entendido e uma fotografia perdida iniciam uma busca.
.png)
Europa - Me Avise Quando Chegar
(dir: Victor Vieira, 2024, 9’ | Belo Horizonte / MG)
Sinopse: Victor apresenta o lugar onde vive: dentro da cabeça de um rinoceronte.

MARAL
(dir: Julia K. Rojas, 2025, 19’ | Florianópolis / SC)
Sinopse: Em meio a ventos transformadores, Lila e seus amigos navegam entre expectativas e descobertas, enquanto se prepara para um papel que vai além dos palcos e redefine sua identidade.

Entre Aulas
(dir: Marizele Garcia, 2025, 13’ | Bagé / RS)
Sinopse: Após fugirem da aula, Monique e Lauany se juntam a Renan para ir a um casarão abandonado, atraídos pela lenda de uma menina perdida. Nessa manhã comum no interior, o tempo se dilata.

Lagoa Armênia
(dir: Leonardo da Rosa, 2025, 19’ | Taquari / RS)
Sinopse: Taquari, cidade do interior do Rio Grande do Sul, é a terra natal do ditador Arthur da Costa e Silva. Em 1976, inaugura-se um busto de bronze em sua homenagem na Lagoa Armênia, principal ponto turístico do município.

bottom of page