top of page
Pg em Cena.png

PG em Cena

29/11 | Sábado | 15:30

Nesta segunda edição do Cine dos Campos temos a oportunidade e privilégio de programar uma sessão só com filmes feitos em Ponta Grossa. A diversidade de propostas, linguagens e temáticas dos curtas escolhidos revela um cenário promissor para a produção cinematográfica da cidade e resulta, desde logo, numa sessão desafiadora e fascinante. É instigante nos perguntarmos, diante de cada obra, e mesmo quando a região é um assunto explícito, o que mais há que indique um olhar próprio daqui. Sessões com filmes locais têm sempre um sabor de celebração, de reunião de gente querida para se ver e ver o próprio trabalho na tela grande. Nosso convite é para curtirmos este momento atentando para a singularidade de cada trabalho e para a possibilidade de que o filme seja como o rio que corre pela nossa cidade, que é mais livre e maior e através do qual se vai sim, também, para o Mundo. (Gustavo Pinheiro)

Aí! Sumiram os brinquedos

(dir: Edson Silva, 2025, 14’ | Ponta Grossa / PR)

Sinopse: Em um quarto empoeirado, onde brinquedos antigos foram deixados de lado, vive Palhaço Palito — um boneco solitário que sonha em voltar a ver as crianças sorrindo. Ao ouvir uma estranha mensagem vinda de um velho rádio, ele descobre que os brinquedos correm o risco de desaparecer para sempre. Decidido a mudar esse destino, Palito embarca em uma aventura fantástica, navegando por mares e enfrentando desafios em uma ilha misteriosa. Com a ajuda de curiosas criaturas, ele seguirá pistas em busca de algo muito valioso... Mas será que ainda há tempo para salvar a magia de brincar?

1000348603.jpg

Quando só restar o silêncio

(dir: Fernando Robert Haas, 2025, 20’ | Ponta Grossa / PR)

Sinopse: À beira do amanhecer, Benjamin, um psicólogo de rotina metódica, recebe a notícia da morte de Jaime, irmão de sua amiga Raquel. O caso, cercado por contradições e boatos — de dívidas a uma possível traição — arrasta Benjamin para uma investigação íntima, mais emocional do que factual. Entre o consultório minimalista, uma barbearia azulada por néons e uma cabana afastada que guarda segredos, pistas surgem e se desfazem enquanto a presença de Lia, a viúva, desafia certezas. Ao aproximar-se dela, Benjamin percebe que nem toda verdade deseja ser dita: às vezes, calar é o último gesto de proteção. “Quando Só Restar o Silêncio” é um suspense psicológico sobre culpa, desejo e as zonas cinzentas entre o que aconteceu, o que se pode provar — e o que se escolhe carregar em silêncio.

Still 2025-10-20 123515_1.113.1.png

Interlúdio

(dir: Paloma da Costa, 2025, 15’ | Ponta Grossa / PR)

Sinopse: Uma jovem cantora que deixou os holofotes aposta em um retorno aos palcos enquanto enfrenta o próprio medo, sem conseguir controlar a mídia e o tumultuado bastidor.

Interlúdio_1.png

Ainda Aqui

(dir: Nataly Lima, 2025, 11’ | Ponta Grossa / PR)

Sinopse: O quarto de Lucas é um redemoinho de vozes, risadas e desordem. Entre o barulho dos amigos, o som alto e as broncas da família, algo começa a escapar do controle, dentro e fora dele.
Ainda Aqui mergulha na fronteira entre o real e o delírio, onde a bagunça de uma noite qualquer pode esconder segredos que a mente tenta silenciar."

IMG_1873.jpeg

Sutil

(dir: Tiago Silva, 2025, 20’ | Ponta Grossa / PR)

Sinopse: Entre memórias guardadas, silêncios carregados e vozes que resistem, Sutil revela a vida no Quilombo Colônia Sutil, comunidade centenária localizada na zona rural de Ponta Grossa, Paraná. O filme acompanha os relatos de seus moradores mais velhos, entre lembranças de trabalho e fé, mas também a presença de quem retorna em busca de suas raízes, costurando passado e presente. Nesse diálogo entre gerações, a ancestralidade se transforma em força e o território em símbolo de resistência. Mais do que um registro documental, Sutil é um encontro sensível com a memória viva de um povo que insiste em permanecer.

Sutil - 32 (2).jpg

PROJETO REALIZADO COM O INCENTIVO DO PROMIFIC - PREFEITURA DE PONTA GROSSA - SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA - CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍTICA CULTURAL

bottom of page